ONDE SÃO APLICADOS ALGUNS FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA

Quando li, hoje, esta notícia na revista TIME, mais uma vez não fiquei surpreendida porque, repito, já nada me surpreende. Fiquei, porém, a reflectir, até porque a mesma veio ao encontro dum comentário que li num blog que visitei, no qual se referia o facto de não ser apenas em Portugal que acontecem escandalos, mesmo considerando que este facto se passou em Nápoles. Quantas coisas se fazem que nem sequer vimos a saber, ou as sabemos tarde demais.

Maria Letra
(Bruxelas) - A União Europeia afirmou hoje que quer saber se alguns dos seus fundos foram desviados, o ano passado, para um concerto de Elton John, em Itália, enquanto a crise financeira estava forçando nações-membro a um regime de austeridade.

O porta-voz da UE, Ton van Lierop disse, sexta-feira, que a Comissão Europeia quer "saber o mais rapidamente possível" porque é que as autoridades locais usaram o dinheiro, normalmente reservado para impulsionar projetos de investimento dos países mais pobres da UE, para o concerto da estrela pop britânica.

John actuou perante dezenas de milhares de pessoas, em setembro de 2009, no coração de Nápoles, no festival de Piedigrotta, que é apoiado pelas autoridades locais.

As autoridades nacionais têm uma grande prudência na aprovação de fundos de investimento na ordem dos 50 milhões de euros ($ 69 milhões), incluindo projetos culturais, mas a Comissão quer saber porque é que o dinheiro foi utilizado para um tal concerto.

Van Lierop disse, numa entrevista por telefone, que 2.25 milhões de euros, de fundos comunitários, foram investidos no festival, com 720, 000 euros aplicados na organização do concerto de Elton John.

Ele disse que o uso desses fundos para fins culturais, muitas vezes destinavam-se à renovação de edifícios históricos ou à criação de centros culturais, em vez de shows isolados.

Dario Scalabrini, diretor artístico do festival Piedigrotta, defendeu o uso dos fundos, dizendo que eles tinham a finalidade de promover a região e que o show fez, exatamente, isso.

O dinheiro foi inteiramente gasto na atuação de Elton John, disse ele. Ele disse que o concerto foi transmitido ao vivo pela TV estatal e atraiu 100 mil espectadores, incluindo 6.000 turistas.

Elton John actuou, naquela noite, na Praça Plebiscitto, em Nápoles, interpretando clássicos, tais como, "Candle in the wind" e "Your song".

O sopro de escândalo orçamental vem num momento ruim, uma vez que as nações da União Europeia querem conter o orçamento da UE e, portanto, eles também têm de conter os gastos em casa para manter seu orçamento na linha.

Van Lierop disse que a investigação sobre o concerto vai ser incluída numa avaliação geral sobre como a região de Nápoles, em Campânia usa os fundos da UE. Se o uso de alguns fundos são considerados inadequados, a quantidade de dinheiro pode vir a ser descontada, num futuro fundo, a ser concedido.

Associated Press - Victor Simpson -  Roma.

Comentários

By Me disse…
TAMBÉM NÃO ME SURPREENDE...JÁ NADA ME SURPREENDE...OS ESCÂNDALOS REBENTAM POR TODO O LADO. E É ESTE MUNDO EM QUE VIVEMOS ATOLADO NA CRISE ...ENFIM... A FALTA DE VERGONHA DE ALGUNS É A DESGRAÇA DE OUTROS...

BEIJINHOS E BOM FIM DE SEMANA
Maria Letr@ disse…
É, exactamente, como diz.
Obrigada pela sua visita a bom fim-de-semana.
Beijinhos.

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS