CO2 E O VEGETARIANISMO


Lamento estar a editar este texto com uma notícia - que reputo de grande importância - 10 dias depois da sua data de publicação pela Globo, porque só hoje a li. Não quis, no entanto, deixar passar em branco a declaração feita no Parlamento Britânico por Paul McCartney, quanto mais não seja para criticar a falta de respeito da parte dos elementos presentes.Independentemente de sermos, ou não, a favor da alimentação vegetariana, nem sempre agradável, sobretudo para quem está habituado àqueles pratos ‘empanturrantes’ que nos deixam enfartados e podem provocar-nos, também, enfartes no miocardio, etc., etc., porque não debruçarmo-nos um pouco sobre o que Paul McCartney foi ali defender e valorizarmos mais a sua intenção? Pessoalmente gosto de fazê-lo sempre e sobretudo, quando os temas em discussão são o futuro do planeta, devendo ser essa a posição de cada cidadão, afim de podermos prestar melhores contas aos nossos descendentes, daquilo que fizemos para evitar uma catástrofe. Esta matéria, juntamente com outras que possam elucidar-nos relativamente ao que vai mal na forma como vivemos o nossos dia-a-dia, são de suprema importância e não devíamos rirmo-nos, fosse do que fosse, quando é o futuro de todos nós que está em causa . É claro que, entre os que estão, deveras, preocupados, há os que se estão ‘marimbando’ para o turo, pois o lema deles é o de que devemos ”VIVER O DIA-A-DIA”. Todavia, quando cada minuto, para milhões e milhões de pessoas, é passado a fazer muito mal ao ambiente, terão de ser os conscientes a activar formas de luta no sentido de acabar com o seu menefreguismo, a sua irresponsabilidade criminosa, cujas consequências, infelizmente, são por demais evidentes. Estou um pouco como dizia uma actriz brasileira: Ningém quer saber … “Até sangrar”.

…………………………………………………………………………………………………………..

Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2009 16:38

O cantor britânico Paul McCartney foi duramente criticado na manhã desta quinta-feira, quando falou ao Parlamento britânico sobre vegetarianismo e mudanças climáticas. No discurso, McCartney afirmou que não comer carne pelo menos um dia na semana é uma das maneiras mais eficazes de diminuir as emissões de CO2 que contribuem directamente para o aquecimento global. Segundo o ex-beatle, cortar a carne do cardápio diminuíria as emissões individuais em até 80%.Os políticos reagiram ao discurso do músico com piadinhas, trocadilhos e até um convite para almoçar em uma churrascaria. Porém, o ex-beatle não se deixou abater pelas críticas.- Ao fazer pequenas mudanças na alimentação, uma pessoa pode fazer grandes contribuições ao planeta. A alimentação vegetariana faz bem à saúde e protege a Terra – disse à revista “Parliament Magazine”.

A alimentação vegetariana faz bem à saúde e protege a Terra

McCartney vai lançar na semana quem vem, no primeiro dia da conferência sobre o clima em Copenhague, a campanha “Meat-free Monday” (Segunda-feira sem carne, em inglês). O cantor quer chamar a atenção dos representantes que participam do encontro e mostrar que não bastam os países se comprometerem com cortes nas emissões. A população deve aprender que cada um pode fazer uma diferença na contenção do efeito estufa.

Representantes das Nações Unidas manifestaram apoio ao ex-beatle. Na reunião no Parlamento,  o cantor foi acompanhado por Rajendra Pachauri, membro do painel intergovernamental da ONU para mudanças climáticas, e Olivier de Schutter, enviado especial da ONU para pesquisas sobre alimentação, ambos vegetarianos de carteirinha.

Fonte para 0 Guia Vegano : O Globo
Extraído de: http://www.guiavegano.com.br

Maria Letra
13/12/2009

Nota: Dado que transcrevi este texto, do blogue anterior, coloco a seguir os comentários nele recebidos, como segue:

5 Comentários »

1.Querido amigo João Soares,
Muito obrigada pela Sua visita, que agora até poderá tornar-se mais fácil porque tenho os meus 4 blogs em blogspot.com. Estou a passar tudo daqui para lá, faltando, apenas, terminar “Caminhos de Cristal”. As pessoas queixavam-se da sua dificuldade de contacto uma vez que escrevia neste blog e no outro. De qualquer modo, MUITO OBRIGADA.
RETRIBUO OS SEUS VOTOS COM TODO O MEU DESEJO DE QUE SE TORNEM UMA REALIDADE, pois precisamos bem disso.
UM GRANDE ABRAÇO, UM BOM NATAL E O TAL NOVO ANO POR QUE TANTO ANSIAMOS.
Maria Letra
Comentário por marialetratome
24/12/2009

2.Querida Amiga Miizita,
Desculpe não me referir ao tema, com o qual sabe que concordo, mas centro-me na festividade do Natal.
Embora o 2010 tenha que ser melhor do que o 2009 porque é quase impossível ser pior, tenho uma esperança muito firme de que será muito bom, porque as pessoas têm que acordar e andar no melhor sentido e com as devidas precauções e atitudes de coragem para que assim aconteça.
Não devemos nem podemos ficar sentados à espera que aconteçam milagres. Somos todos nós que fazemos um mundo melhor. Este será o resultado da adição de todos os nossos esforços. Querer é poder!
Desta forma, tenho que ter a certeza que cada um de nós, os nossos familiares e amigos terão um Natal Feliz e um Ano Novo com as maiores venturas. Todos os nossos desejos serão alcançados, teremos mais saúde e alegria.
E para o ano me contarão se acertei. Estou certo que sim!!!
Beijos para a amiga Mizita e um abraço que envolva os seus familiares, amigos e todos os seres humanos em clima de amizade e harmonia.
João
Comentário por A. João Soares
24/12/2009

Devemos estarsobretudo atentos ao futuro do Planeta, isso sim!
Comentário por palavraspoeticas
19/12/2009
4.Querida amiguinha,
É, realmente, muito importante que as pessoas, mesmo que sejam contra, expliquem porque são contra e tentem escutar ou ler o que se diz a respeito desta tão importante matéria. Mas vejo muita negligência da parte das pessoas em querer participar, em querer seguir novos caminhos…
Beijinhos, amiga.
Maria letra
Comentário por marialetratome
15/12/2009

5.Querida Mizita,
Gostei de vir ao teu espaço. Devemos ler com atenção tudo o que dizes porque o que dizes tem muito valor.
Relativamente ao vegetarianismo é uma forma de alimentação que muito aprecio. Era muito bom que a alimentação vegetariana
se espalhasse para bem de todos e do próprio planeta.
Beijinhos
Milai
Comentário por Milai
13/12/2009

Comentários

Manuela Araújo disse…
Cara Maria Letra

Felizmente que pessoas como o Paul McCartney não se deixam abater pelo cinismo da maioria...
Está mais que provado que o mundo ocidental come carne demais, prejudicando a sua saúde e a do planeta.
Não sou vegetariana, mas cada vez comemos menos carne, eu e a minha família, pois só temos vantagens nisso.
Mas parece ser muito duro de entender por esse mundo "gordo" que deviam comer menos carne.
Obrigada por ter falado neste tema (comer menos carne), o qual também abordo frequentemente lá no blogue Sustentabilidade é Acção, mas não sabia desta ida do ex-beatle ao parlamento.
Se não viu, convido-a a ver o filme que coloquei aqui sobre o veganismo. É lindo e esclarecedor.

Um Feliz Natal, e que 2010 seja um excelente ano para si.
Beijinhos
Maria Letr@ disse…
Cara Manuela Araújo,
Obrigada pela sua visita e pelo lindo vídeo que visitei, o qual, a ser seguido, significará uma fonte de esperança num futuro melhor.
Um abraço amigo.
Maria Letra

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS