ETERNOS VÍRUS QUE PODEM CAUSAR A MORTE POR ASFIXIA, OU TRATA-SE DE UM MAL MAIOR AINDA?

Há vírus de várias estirpes actuando no mundo de várias formas, hipoteticamente deixando marcas para sempre, mas gostaria de concentrar-me, neste momento. e em primeiro lugar, no que atacou Portugal em 25 de Abril de 1974 e, em segundo lugar, no que invadiu o mundo, no final de 2019. Através de uma uma simples análise básica, ambos me parece terem uma característica comum, isto é, possível morte por asfixia. 

Tendo vivido, bem de perto, momento a momento, a Revolução de 25 de Abril de 1974, e revendo os ideais causais da mesma, chego à conclusão básica de que a evolução que teve proporcionou, aos mais curiosos, uma boa oportunidade de analisarem inúmeras e variadas reacções das pessoas, durante a qual adquiriram uma série de conhecimentos que lhes foram permitindo fazer um quadro das variadíssimas cores da alma do Povo Português - até então amarrado à proibição de ser livre. 

Considerando que, num regime dito democrático, o slogan “Socialismo em Liberdade” ocasionou erradas interpretações e consequentes abusos da parte de pessoas sedentes de libertinagem - o que nada tem a ver com Liberdade! - não posso deixar de continuar posicionando-me defensora do respeito por certos valores morais que foram negligenciados a partir daí, e que o novo regime não soube proteger. É certo que não seria fácil dominar certos ímpetos do povo, parte do qual carecia, e carece ainda, de princípios de educação e de cultura adequados a um país democrático, mas tenho de reconhecer, repetindo-me, de que competia aos detentores do poder dar ao povo aquilo de que carecia, para melhor sentirem a diferença entre o que foi o país antes do dia 25 de Abril de1974 e o que foi proposto vir a acontecer a partir desta célebre data.

Tendo em conta não só os diferentes níveis culturais da nossa sociedade, na altura, mas também o que resultou dos cinquenta anos de “clausura da alma de cada português”, ainda hoje considero não terem sido totalmente neutralizadas as consequências dos quase cinquenta anos de regime totalitarista, então vividos. Quer nas vítimas directas quer, por reflexo, nos seus descendentes, essas consequências representaram golpes muito graves, que atacavam primeiro a alma e, depois, o corpo que era, em muitos casos, "enclausurado", se ousassem manifestar-se contra o regime. Tal clausura não era provocada por um vírus qualquer... Tratava-se de uma estirpe, também esta com várias mutações de ampla envergadura, que causavam lesões graves nos opositores ao regime, acabando por asfixiá-los, lentamente. 

Se fizermos um estudo - que nem é necessário que seja profundo - do que se passa hoje, verificamos que, decorridos quase cinquenta anos, ainda somos perseguidos por vírus “especiais” que matam por asfixia, só que agora trata-se de uma outra espécie, também assassina e com variadas mutações, mas igualmente asfixiante. Este vírus ataca primeiro o corpo, deixando a alma a pairar num espaço perdido... Por que nos enclausuram? Porque a ciência isso aconselha! Contudo, as inúmeras contradições de opinião e de constatação de factos e de insucessos, "engasgam" quem está atento e geram perguntas sem resposta aparente. Depois, todo este quadro tem um background e um jogo de interesses não indiferentes... Assim sendo, continuamos a sofrer a perseguição de verdadeiros assassinos do corpo e da alma... mas trazendo sempre implícito o estabelecimento de regras de comportamento que têm como objectivo “sermos protegidos e protegermos os outros”. Não estarão estas regras mascaradas para servir novos fins, mais perversos ainda - se bem que diferentes do que aqueles que imperavam em 1974? Decorridos cerca de cinquenta anos, somos surpreendidos por uma nova situação viral, de novo mascarada com “diferentes mutações”. 

Quem serão os "malabaristas" que continuam presos ao dito cujo da galinha, desde o primeiro ovo que de lá tirou, em 2019? É que se trata de um "soma e segue" de partos... numa galinha que continua viva... Até quando? Estarão estes "malabaristas" com propósitos bem definidos, na tentativa de levar uma qualquer 

Maria Letr@ 
Data do texto inicial: 2021-05-10 
Actualização: 2021-11-29

Comentários

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS