AÍ VEM MAIS LENHA PARA NOS QUEIMARMOS!



Primeiramente, gostaria de pedir desculpa aos que não irão gostar de ler o que vou escrever, muito embora não acredite que haja quem, facilmente, venha visitar-me neste meu cantinho onde posso desabafar à minha vontade, sem ter de preocupar-me com quem não estará de acordo comigo. Cada um come do que gosta, mas como estamos em maré de mais fome que fartura, irei deixar passar este prato cheio de letras que pode não apresentar um conjunto agradável a todos, mas que, pelo menos, não foi temperado com Pomada Santa Gibóia. Sou letra de nome e é SEM TRETA que costumo ir direta às questões que são motivo de preocupação. Irei mesmo divulgar o que escrevo hoje aqui, para que os meus amigos saibam o que penso do que aconteceu nestas eleições. Um grande número deles é de direita e sempre nos demos muito bem. Não vejo, portanto, porque deverei abster-me de dizer o que penso.

Antes de continuar este relativamente pequeno texto, gostaria de dizer que NEM SOU DE DIREITA, NEM DE ESQUERDA E NUNCA ESTIVE FILIADA EM NENHUM PARTIDO. Quando se deu o 25 de Abril, ignorante como era, ainda acreditei que o Comunismo seria a desejada solução. Porém, cedo me apercebi que isto não vai com partidos, meus amigos. Sou, contudo, 'filiada' num objetivo: ajudar os que teem consciência da grande urgência que há do mundo mudar a sua rota nesta caminhada desenfreada para o caos absoluto. À minha maneira e com as armas pacíficas que a minha verticalidade, a minha serenidade e o meu bom coração exigem, tentarei - no meu pouquíssimo - participar na tarefa de tentar despertar consciências, algumas das quais estão mais empedernidas do que adormecidas.

O País teve, nestas eleições, aquilo que os tais 40% não evitaram. Embora compreendendo bem porque muita gente já nem sequer quer votar, reconheço uma realidade, entre tantas: esta percentagem podia ter evitado o resultado obtido. Alguém, entre os minimamente inteligentes, tinha dúvidas de quem iria ganhar estas eleições? Eu não. Agora vamos assistir a mais uma nova série de discursos, a ser distribuída gratuitamente por todo o lado que é sítio. Um mentia-nos que se fartava, e o novo PM agora vai falar tudo verdade, verdadinha. Pior ainda, há muitos que vão acreditar em tudo. Também no nosso País, a avaliar pelo que vejo, aqui de Londres, na televisão Portuguesa, até havia quem adorasse José Socrates porque era um homem muito bonito. E por dentro? Também será assim? E agora, vai haver uma avaliação tranquila desse tipo de pessoas que adora tudo e todos muito facilmente, que irá dizer: "Ah! Afinal este é que é bom, carago! Deve ser berdade o que ele está a dizer! O home não pode estar a mentir! Seria uma vergonha! Tem cara de tão boa pessoa..." Muitas senhoras estarão mesmo contentes com o novo PM porque ele até tem muito charme. Pessoalmente nem sequer ponho isso em dúvida. Sim, até porque ele tem um ar de pessoa muito correta. Depois, tem emprego assegurado enquanto não lhe puxarem a cadeira; não passa qualquer tipo de dificuldades comuns à grande maioria do povo Português; tem tudo aquilo de que precisa para viver bem. Irá, portanto, estar no seu melhor para convencer-nos a todos de que a tal pomadita até cura a crise - que me parece mais crónica do que aguda - com grande mérito. Entretanto, prepara a cama, bem confortável, para os que vivem como ele e são ambiciosos. A posição que tem hoje, portanto, permitir-lhe-á avaliar bem (mal) o que é passar sérias dificuldades e, por isso mesmo, vai-lhe ser muito fácil (des)governar mais ainda o dinheiro que os pobres já não teem. Parecer-vos-á muito irónico, muito cínico, o que acabo de escrever, mas a culpa não é minha, podem acreditar. Já passei - há muito tempo - a fazer parte do clube dos que dizem "BASTA!!!"
E sabem que mais? Eu tenho andado a observar, há muito tempo, certos críticos que deitavam abaixo constantemente na política do governo, a direita para aqui, a esquerda para acolá, mas só com um objetivo: deitar abaixo para - de certo modo - irem moldando certas consciências pouco (ou nada) consistentes. Agora, que o PS perdeu as eleições, regozijam-se de ter ganho o PSD. Mas eles pensavam que andavam a enganar quem? A mim não, certamente.

Não terei uma destacada inteligência, mas esta está, no entanto, suficientemente 'calibrada' para que eu consiga perceber o que gira à minha volta: uma ambição, uma ganância e uma astúcia tal, que leva uns quantos supostamente patriotas, a erguerem bandeiras de partidos como se se tratasse dum clube de futebol, sem se lembrarem de que não irá ser com isso que irá acabar a podridão que grassa entre certos políticos e pelo mundo, um mundo que tende a menosprezar valores muito diferentes daqueles que são apregoados a torto e a direito e que nada teem que ver com o AMOR entre as pessoas. O problema é que esse amor só se instala em pessoas de boa formação moral e essas, meus amigos, ou estão a diminuir a olhos vistos ou é cada vez maior o número de outras cujas mentalidades as levaram por muito maus caminhos pois já nem sabem escolher o que mais lhes convém a elas e às outras. Esta minha opinião nada tem a ver com o novo PM ou com as opções políticas que cada um defende. Tem a ver sim, com políticos e pessoas mal formadas.
Maria Letra
Foto do meu album pessoal

Comentários

A. João Soares disse…
Amiga Mizita,

Vale a pena pensar no que está a passar-se no mundo à volta do Poder real internacional:

Deslocação geográfica do Poder mundial
No post Crise, história e mudança ficou resumidamente a ideia de como ao longo da história a sede do Poder mundial se deslocou através do planeta e previa-se que os denominados países emergentes irão ter um papel de realce no futuro próximo.

Aparece agora a notícia de que a China «aconselha» aos Estados Unidos terem responsabilidade para com os seus investidores. Isto passa-se depois de a agência Moody’s ameaçar baixar a classificação da dívida norte-americana.

Por detrás de tal «conselho» ou aviso está o facto de a China ser o maior credor dos Estados Unidos, com mil milhões em títulos no final do mês passado, o que a faz temer dificuldades se a economia norte-americana entrar em recessão e destabilizar os mercados financeiros mundiais.

Sobre as perspectivas de desenvolvimento da China e a sua possibilidade se tornar potência mais poderosa do mundo, sugere-se a leitura dos seguintes textos:

- Os europeus correm contra o muro
- A China entra na Europa pacificamente
- A China e o futuro da geoestratégia
- A China em fase de evolução rápida
- Transformações no Mundo
- As mães chinesas educam melhor?

Beijos
João
Maria Letra disse…
Obrigada pela sua visita, amigo João Soares.
Apesar da minha grande ignorância, há uns anos, quando a China começou a entrar de rompante em países como Portugal e Itália, mais do meu conhecimento pela profissão que eu exercia, naquele tempo, eu referi, em conversa com amigos meus, que temia que a entrada dos chineses, daquela forma, e o recurso à sua mão-de-obra por parte dos países europeus fosse dar-lhes uma força que não iria favorecer os países que lhes abriram as portas. Nós podemos até 'virar' atentos às suas intenções, mas temo seja demasiado tarde. Eles teem sido muito astutos e sorrateiros. Esperemos pelo resultados. Foi pena!!!

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS