PARA ALGUNS, O QUE IMPORTA É SER FAMOSO, NÃO IMPORTA DE QUE MANEIRA


Fiquei verdadeiramente chocada, como cidadã Portuguesa quando, no sábado, vi cair nas mãos dum grupo de pessoas que me pareceu desconhecer os seus mais elementares deveres cívicos, para com o seu País, a jarra de vidro que os proclamou vencedores dum programa que, já por si, deixa muito a desejar. Atrevo-me mesmo a dizer se, no lugar da minha neta, eu não me teria recusado a entregar esse símbolo de vitória a este grupo, pelo que representa e pode provocar, não só por o tema que pretendem defender em Dusseldorf, mas também por todo o cenário e comportamento dos Homens da Luta, durante a sua atuação. Levar além fronteiras, aquilo que se faz em Portugal, no plano musical, é o objetivo. Será que andam muitos a dormir e que, portanto, eles arrastaram, na sua onda de ridicularia, um grupo de pessoas que, bem atentas, sabe que a maioria da população não segue este tipo de promoção de talentos, ou será mesmo que houve aqui qualquer erro que nos foge? Será que é mesmo verdade que Portugal irá ser representado em Dusseldorf por esta farsa ridícula, quanto a mim sem ponta de mérito, deixando para trás pessoas de talento que tudo fizeram para levar além fronteiras o que, de bom, se faz em Portugal?  Para onde estamos a caminhar? E depois, vejamos, já o ano passado estes senhores tentaram tapar os olhos aos Portugueses, ao levarem a concurso uma canção já conhecida e publicada, razão pela qual teriam sido desclassificados ... Quais são as suas verdadeiras intenções? Destruír, em vez de tentar construir?
Deixo aqui um comentário meu, publicado no blog de Nuno Feist, do Facebook, tanto para assumir a minha posição:
Tome Maria Nuno, eu não resisto a chamar aqui a atenção de alguém menos atento (que não serão os teus amigos ....), para as várias leituras que, pessoalmente, faço da participação dos Homens da Luta (que tipo de luta?) nesta fantochada, cujas consequências poderão tornar-se bem perniciosas:
1 - Pretender ridicularizar os comunistas. Se esse foi o seu objectivo, os ridículos foram eles pelo respeito que merecem muitas pessoas vinculadas a esta opção política, cuja verticalidade, cultura e/ou educação devemos respeitar.
2 - Pretender ridicularizar este tipo de programas e, se assim fôr, os mais ridículos serão eles porque não sabem como se luta para conseguir mudar o que está mal, mesmo quando de programas deste tipo se trata, os quais sabemos bem teem (também) como objetivo, manter 'adormecidos' milhões de pessoas que acreditam na honestidade do voto.
3 - Ridicularizar o povo português mais embrutecido. Há-os, mas eles conseguiram um resultado bem diferente daquele que deveria ser conseguido através de outro tipo de posições, por métodos bem organizados e com decência.
4 - Fazer esta mesma fantochada para mostrar ao mundo que estamos ... na 'porcaria', agravando ainda mais o que poderia ser levado a cabo com métodos BEM DIFERENTES.
Etc., etc., etc.
Conseguiram vencer através do voto de um grande número de pessoas que, infelizmente, só pode pretender destruir o pouco que nos resta. Há outras formas, essas sim dignas, de reformar mentalidades e os outros países não precisariam de saber que temos gente deste tipo a representar um país em sofrimento. Podemos denunciar sem debochar e não é através dum programa, visto por todo o mundo, que esses senhores vão conseguir triunfar por mérito, a despeito de admitir que no mundo prolifera o deboche e a baixa moral em muitos campos.
Peço perdão por ter sido tão longo o meu comentário. Estou, simplesmente, enojada, porque este grupo de pessoas, ridículas em extremo, abriu portas ao tal deboche, tirando o prémio a quem poderia representar-nos bem, afim de aumentar o número de verdadeiros talentos a promover e dos quais o nosso país se orgulha.


Maria Letra

Comentários

BIA disse…
Oi Maria!!!
O que mais tem nesse mundo é injustiça, infelizmente isto acontece em todos os lugares e países, nem sempre vence o melhor ou o mais merecido, em tudo existe muitos interesses por trás, muita hipocrisia, característica do capitalismo selvagem... adorei o título "PARA ALGUNS, O QUE IMPORTA É SER FAMOSO, NÃO IMPORTA DE QUE MANEIRA" grande verdade e triste ao mesmo tempo saber que muitos são capazes das maiores baixarias por uma fama vazia. Suas análises são sempre muito francas e reais, são poucas pessoas que tem essa visão e a coragem de expo-la, pois sempre que manifestamos nosso ponto de vista em assuntos polêmicos corremos o risco das reações ignorantes e estúpidas!!! Mas coragem são poucos que tem em meio a tanta falsidade, fingimento e mentiras neste mundo!!!
Beijos
Bia
Maria Letr@ disse…
Sempre presente, querida Bia. Obrigada.
Na verdade estou absolutamente chocada, com o que se passou no sábado, no Festival RTP da canção, ao ter sido nomeado vencedor aquele conjunto que referi. Certamente que já viu, mas se não viu, convido-a a ver através do link: http://www.youtube.com/watch?v=sdUjHxMKIv0
Se quiser dar-se a esse trabalho, leia os comentários. Neles acabo de perceber, ao retirar o link para si, que eu tinha razão quando dizia, no meu comentário aos irmãos Feist:
2 - Pretender ridicularizar este tipo de programas e, se assim fôr, os mais ridículos serão eles porque não sabem como se luta para conseguir mudar o que está mal, mesmo quando de programas deste tipo se trata, os quais sabemos bem teem (também) como objetivo, manter 'adormecidos' milhões de pessoas que acreditam na honestidade do voto.
Beijinhos.
A. João Soares disse…
Amiga Mizita
Não vi o concurso, e ao ler o seu comentário, muito real e forte, no seu estilo, fiquei feliz por não ter perdido tempo em ver tal coisa.
Será que irão vencer na Europa? Pelos vistos, terão sorte se tiverem um ou dois votos. É mais uma triste figura que Portugal apresenta ao estrangeiro.

Beijos
João
Sempre Jovens
A. João Soares disse…
Amiga Mizita,

Vi agora no Correio da Manhã um artigo sobre essa «beleza» de canção. Deixo-lhe aqui o link, para a amiga ver que não está só.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/lazer/musica/vitoria-polemica-da-luta-na-internet

Beijos
João
Saúde e Alimentação
Maria Letr@ disse…
Peço desculpa, João Soares, mas estou na última semana dum curso, além de tantas (demasiadas) atividades, que me roubam o meu tempo. Mas como quem corre de gosto não cansa ..., mantenho-me com a necessária serenidade.
Ainda não consultei o link mas vou fazê-lo agora mesmo.
Um abraço e obrigada pela visita e respetivos comentários.

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS