AINDA NA SEQUÊNCIA DO MEU TEXTO ANTERIOR ...

Deixo aqui duas entrevistas dadas por os ditos cujos Homens da Luta. Eu ainda não percebi bem que tipo de luta será a deles, mas lá chegaremos...
A verde estão os meus comentários às afirmações feitas por o elemento do grupo que dá pelo nome de JEL.

 

"Qual é o vosso objectivo?

É mostrar que a luta pode ser alegre e que a alegria é revolucionária. É mostrar que eles podem subir as taxas de juro e cortar nos orçamentos e dar puxões de orelhas e fazer com que paguemos mais impostos, mas não tiram ao povo a alegria. Essa é a mensagem que vamos lá levar.
Que percentagem de Portugueses é que estava alegre quando atuaram? Os que votaram? E os que, INFELIZMENTE, não votaram porque nunca esperariam que esta fantochada fosse tão longe? Mas os Portugueses teem de estar atentos, porque revolucionários não faltam, de que forma fazem a revolução e por quê é o que resta saber. De violência estamos nós todos cheios. E isto gera violência. Há muitos Portugueses que não gostam de ver o seu País vilipendiado no estrangeiro por um grupo que já o ano passado pretendeu tapar os olhos a quem os tinha bem abertos ...
Vamos cantar. As pessoas às vezes gostam de ver coisas onde não as há. Nós fomos apenas com uma canção. Lá fomos nós cantá-la, e, olha, as pessoas gostaram e ganhámos. É a democracia.
Quem foi que gostou? Uma pequena percentagem num Portugal inteiro? O problema, repito, foi a maioria não ter votado. E aquilo é cantar ou instigar à luta desordeira?  Ser revolucionário consciente não quer dizer ser debochado e tanto quanto vi, entre um "Ó Pá", de copo de cerveja na mão e um "camaradas" dito assim como quem quer armar ao proletariado, QUE RESPEITO , vai uma grande distância ... Não brinquemos com coisas muito sérias, porque podemos levar com uma série de oportunistas que interpretam as coisas MUITO à sua maneira ....

Ficámos com um amargo de boca desde o ano passado, em que não nos deixaram. Queríamos mesmo participar, sabes? Agora ganhamos e, ó pá, vamos tentar trazer uma boa classificação, a vitória. A luta é universal.
Sim, não vos deixaram porque, num País democrático, não há lugar para trafulhice e as regras do concurso deverão ser respeitadas. Eu ainda gostaria de saber como foi que conseguiram, este ano, tantos votos online … , na 1.ª votação. 

O objectivo é trabalhar, dar concertos, que nós vivemos disto. O preço que fazemos é barato, mas nós também queremos ganhar melhor. Queremos cumprir os nossos sonhos. Estamos fartos que nos digam "ah e não sei quê os mercados". Precisamos de ir para a frente porque senão somos um país de ressabiados.
Há quem defenda que, na luta, “vale tudo menos tirar olhos”. Será isso que defenderão, também, estes homens da luta, para conseguirem ganhar melhor ?… Estão a dar-nos a impressão de que o seu objetivo está a ser tentado da pior forma. Vi alguns nunca terem chegado a "ganhar melhor", mas são olhados com outros olhos. Fizeram uma luta com grande dignidade e levaram a "água ao seu moinho": deu-se um 25 de Abril que não envergonhou Portugal. Este outro tipo de homens dE luta, tem um passado dignificante. Para que não dê lugar à desordem e a um tipo de luta arruaceira, deverá ser feita em moldes bem diferentes, sr JEL.

Entrevista à SIC:
 Jel comenta vitória no festival: "A democracia em Portugal é muito forte" [vídeo]
A democracia? Qual democracia, quando a maioria não votou? Não estou muito confiante na democracia destes senhores, não sei ainda bem porquê. É um 'feeling' muito pessoal. Se representam a esquerda, felizmente não é assim que a esquerda convence seja quem for e o que estes homens conseguiram é deixar um grande número de pessoas, muito enjoadas. Ressabiadas não diria, Sr. JEL, porque um HOMEM de convicções bem alicerçadas não se ressabia facilmente.
Em entrevista à SIC, Jel comenta o primeiro lugar no Festival da Canção e não põe de parte a hipótese de concorrer a eleições.
Concorrer às eleições???????? Bem, tenho visto de tudo no meu País e até pode ser que os adormecidos tenham tomado altas doses de "controladores de consciência" e, assim sendo, o tal sr. JEL poderá acabar por conseguir votos ... Não foi isso que aconteceu no sábado? Então tudo é de esperar neste País à beira Mar plantado que, se não lhe seguram as pontas, vem uma onda mais forte e .... vai com ela. E as areias são movediças ....

"Estamos muito felizes e muito agradecidos a todos os que votaram em nós. De uma forma simbólica, num festival que é apenas um Festival da Canção, um programa televisivo de entretenimento, acho que se provou que a democracia que nós temos em Portugal é muito forte .  
Que democracia, volto a perguntar?  Não vi ter sido muito bem aceite esta vitória pela maioria dos Portugueses. Uma coisa é os que votaram neles e outra o número dos que  nem votam porque não acreditam que Portugal tenha boas canções para apresentar na Europa ....
O voto é a arma do povo e o povo deu a vitória aos Homens da Luta", congratula-se Nuno Duarte, exibindo a taça respetiva.
A mim não precisa de agradecer, sr. JEL. Não votei no vosso grupo nem em qualquer outro porque estou fora do meu País mas, se estivesse em Portugal, votaria, sem sombra de dúvida, nos irmãos Feist. Eles NUNCA seriam capazes de fazer figuras tristes. Sabem lutar com as armas que lhes deixaram os Pais, como herança: mérito e muita educação.

Veja aqui a entrevista na SIC de Jel, que descreve o início do conceito dos Homens da Luta como uma brincadeira com as figuras iconográficas do 25 de Abril: "um proto-José Afonso e um proto-José Mário Branco" , garantindo que, ainda hoje, a dupla de Neto & Falâncio não tem ambições de poder.
Mas com que direito falam de protos ... Zeca Afonso ou José Mário Branco? Quem lhes dera!!!

Questionado, porém, se alguma vez o Homens da Luta poderão concorrer às eleições, Jel é evasivo:
"Nunca se sabe. A democracia está aí, a abstenção é gigante e é responsabilidade de todos participarem na vida democrática. Até agora nós nunca optámos por isso, mas nunca se sabe", responde.
Poder podem, porque em Portugal, atualmente e pelo que tenho lido e presenciado, reina a prepotência e o abuso de poder ..., que cansa e, portanto, há muita gente que acaba por adormecer de cansaço.  A democracia está bem à vista de todos, o problema é quando um lado abusivo se serve disso ... Quanto à abstenção gigante ..., pois é ...., foi essa mesma que deixou que vocês ganhassem um festival já de si com muitas interrogações quanto à sua organização e ao apoio dado aos concorrentes. é responsabilidade de todos participarem na vida democrática? Sim, repito, o problema continua a estar nos tais adormecidos, sr. JEL ..... É por causa deles que os bons ficaram para  trás. Não se iluda, sr. Jel .... Não se iluda!

Maria Letra

Comentários

BIA disse…
Oi Maria!!!
Obrigada por compartilhar a entrevista, interessante que muitas coisas se assemelham ao BRASIL, isso no meu ponto de vista né? Mas realmente achei isso!!!
Beijos
Bia
Tite disse…
Amiga,

Compreendo que estejas desgastada com tudo isto mas o facto é que estes humoristas têm uma falange de apoio no país que, através do Facebook, rondava os 190.000 fans e agora já vai em "quase" 300.000. Se toda esta gente se reunir concertadamente tens o resultado que contesta mas que foi um facto inelutável.
Será que eles vão conseguir, aquilo que ninguém até hoje conseguiu, que é a mobilização do voto dos Portugueses no estrangeiro?
Isso iremos perceber mais tarde mas a publicidade à sua volta tem sido enorme e terá chamado a atenção de muita gente que há muito não estava sensibilizada para o Festival da Canção. Acredita que ao falar com amigas minhas a maioria diz que não vê pois está sintonizada noutros canais da nosso Televisão.
É assim que se fazem revoluções. Sem que a maioria esteja atenta ao que se passa em certos ambientes. Desta feita o ambiente mobilizado e mobilizador foi mesmo o Facebook.

Um grande abraço e parabéns aqui por este espaço que está muito acolhedor.

PS - Se quiseres escolher novos fundos vai ao meu MaMaRiSo e, no topo do lado esquerdo, clica no nome "TheCutestBlog intheblock". Serás encaminhada para um mundo de fantasia aplicada aos bloogs com instruções de como fazer.
Maria Letr@ disse…
Boa noite, Bia e obrigada por mais esta visitinha, a que já me habituei. Eu sou das pessoas mais ingratas nos blogs, porque faço tudo à pressa e quase nem tenho tempo para visitar os bons blgs que andam para aí espalhados, tal como o seu. Terei de mudar algo, para que tal não aconteça. Bjnhs.
Maria Letr@ disse…
Olá amiguinha Tite! Obrigada pela tua visita e comentário, sempre muito válidos.
1. No que se refere ao meu template, o que acho é que faz falta aqui uns extras os quais, por falta de tempo e saber, a sua edição tem sido sucessivamente adiada. Mas lá irei, quando alterar o modo como tenho vivido os últimos 2 ou 3 anos, acumulando trabalho e sacrificando as minhas horas de descanso. Tenho mesmo que fazer uma revisão na minha vida, mas, também aqui, a seu tempo.
2. Quanto aos Homens da Luta, o que está aqui em causa, principalmente e que é uma das coisas que me dá volta ao estômago é a afirmação deles de que Luta é Alegria, quando milhares de famílias estão a sofrer duma forma atroz. A forma debochada como instigam à luta, de altifalante na mão, ar sujo e pestilento, representando uma camada da população Portuguesa, significativa, mas cuja imagem deveria evitar-se ser levada para fora do País, quanto mais não fosse pela generalização que possa ser dada à convicção de que isso é o povo Português, revolta qualquer pessoa amiga dos seus compatriotas que não puderam ter melhor sorte. Isso é uma ofensa e uma falta de respeito por quem sente na carne o que é sofrer privações. Que há este tipo de pessoas que eles representam duma forma ridícula e humilhante, é verdade, mas daí a levarem essa mesma imagem para fora do nosso País ….., valha-nos Deus, Tite. Se refletirmos sobre o facto de eles terem vencido o festival desta maneira e estarem a conseguir o mediatismo que estão a conseguir, chegaremos à conclusão de que há algo de errado neste povo que não vê que eles estão a ridicularizar e que os seus apoiantes, no fundo, estão a rir-se disso tudo. Não me admiraria, ABSOLUTAMENTE NADA, se eles trouxessem o 1.º prémio, mas será sempre um 1.º prémio humilhante para nós. Teríamos o que merecemos: vencer no ridículo ao qual abrimos as portas, votando neles. Mas o mundo, de qualquer forma, está virado de pernans para o ar, Tite. Tudo é de esperar, sem sentir surpresa.
Beijinhos.
Tite disse…
Amiga,

Não te tiro a razão e até já fui à página dos Homens pedir que revejam a sua maneira de se apresentar.

No caminho li este comentário do Tozá Brito às críticas sobre a canção.

http://blog.tozebrito.com/

beijarocas

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS