INSTINTO OU INTELIGÊNCIA CANINA!

Este episódio, já narrado por mim, no blog  dum amigo, passou-se em Julho de 1972 e tem como protagonista um doce "vira-latas".
                                                                                                
Estava eu sentada na praia, com a minha filha de 7 meses, quando vejo esta tentativa de "assalto" ao cesto de verga colocado a uns 10 mts de distância do local onde me encontrava, o qual se destinava à recolha do lixo. Tal "assalto", perpretado pelo "vira-latas", só seria possível através do recurso a cálculos de física testados em cada movimento, já que o pobre do animal não dispunha de qualquer tipo de calculadora. Assim, eu começo a constatar que o cãozito inicia um esgravatar na areia, na base do cesto, a grande velocidade, não fosse alguém antecipar-lhe um valente pontapé no seu "posterior" e ele ficasse impossibilitado de "levar a sua carta a Garcia". O seu objectivo era derrubar o cesto e deveria consegui-lo.

Entre um esgravatar e o outro, eu dou-me conta de que o "vira-latas" tentava, com a unha da sua pata da frente, claro está, tombar para si o dito-cujo cesto. Quando via que os seus cálculos estavam abaixo dos valores pretendidos (imagino eu), ele continuava a esgravatar. Eu não fui a única a presenciar a cena deste "inteligente" bichinho e, portanto, quem estava ali, tal como eu, não quis impedi-lo de tal façanha para ver até onde chegavam as suas tentativas. A derradeira unhada surtiu efeito e o cesto tombou. Instinto natural, com leis da física à mistura, parece-me mais inteligência natural.

POR ACASO, um dos espectadores desta cena era daqueles que defende a higiene nas praias e, portanto, correu imediatamente para o local e colocou o cesto, de novo, em posição vertical, deixando o cão, meio assustado e a fugir, olhando para trás como que a dizer: "Desmancha prazeres duma figa! Sacana!" 


Maria Letra
Imagem da net

Comentários

Carla Farinazzi disse…
Oi Maria Letra!

Obrigada por seu comentário lá no meu PBI, por ter me deixado com um pouco da história e do exemplo de seu pai. A mim, parece que quase não há mais pessoas assim hoje em dia. O ser humano não se atém mais a esses "detalhes" morais.
Adorei a crônica do "vira-latas", tipo de cães mais inteligentes não há. Espantoso.

Diga-me: como faço para acessar sua página? No seu perfil do Blogger está "Minha página da Web", mas não consegui acessá-la.

Um beijo, querida

Carla
BIA disse…
Oi Maria!!!

Adorei o seu relato, eu também adoro observar os animais, além de amar os bichos e a natureza, sou apaixonada por cães, tenho um cachorrinho que é o meu melhor amigo, ele é sincero e verdadeiro, sempre digo que o ser humano tem muito o que aprender com os cães através de suas lições de amizade, lealdade e companheirismo.
Beijos
Bia
Maria Letr@ disse…
Boa noite, Carla. Obrigada pela visita o por seu comentário.
Quanto a acessar a minha página, bastará escrever no google: marialetra.com.
Beijinhos.
Maria Letr@ disse…
Olá Bia!!! Se a Bia não amasse os animais, sentir-me-ia incapaz de avaliar fosse quem fosse, porque acho que transpira sensibilidade positiva por todos os poros.
Beijinhos.

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS