MUDANDO O RUMO À CONVERSA

Este meu blogue foi criado para que “Caminhos de Cristal” tivesse textos, ou poemas, que descrevessem a minha forma de ver a vida, a despeito de, actualmente, haver muito mais de bruto do que de belo, podendo mesmo dizer-se que vivemos num mundo agonizante, no qual coabita, com gente sã, uma certa desgraçada e vil gentalha que insiste em viver mal com os outros e consigo próprios. O mundo seria um paraíso SE não houvesse quem pretendesse dar cabo destes dois bonitos lados da vida, que venero: a Natureza e o prazer de viver nela com todos aqueles que a amam, saudavelmente, até no respeito que devem aos outros.

A existência de pessoas cujas atitudes revelam, seja uma total ausência de respeito por quem tudo faz para manter este  maravilhoso planeta digno de ser habitado, seja por ignorar a situação em que vive, pauperrimamente, um quase incomensurável número de pessoas, por causa da sua desmesurada ganância, vivendo à custa de todos vigarizando e vilipendiando quem acreditou neles, torna a vida um inferno. E como dói vê-los super-protegidos não sei porquê, nem por quem, vivendo arrogante e pomposamente, seja onde fôr, não interessa, bem "nas barbas" de quem não consegue calar a sua revolta. Tais atitudes chocam qualquer pessoa que comece a preocupar-se, como eu, com o compasso das batidas do seu coração.

Tenho tentado “despertar” adormecidos, quer quando converso com os outros, quer quando, esporádicamente, escrevo para mim coisas que não são mais do que comentários ao que vou lendo, escrito por outros que escrevem muito bem e ouso ler. Escrevo numa praça muito grande, onde, também aqui, há “Les Uns et Les Autres”. “Uns” estão de bem consigo mesmos e sofrem pelos que não estão como eles. “Autres” vivem a pensar no que podem fazer  mais para ficarem cada vez melhor do que “Les Autres”, não lhes importando nada a via por que chegam lá.

Ora eu, que estou a entrar naquela idade em que o coração pode, eventualmente, traír a minha vontade de resistir a toda a desgraça que estou vendo acontecer no mundo e, sobretudo, no meu País – malgrado este não possa estar bem se os outros não o estiverem também – decidi “tentar” evitar, tanto quanto me fôr possível – “desabafar”, com os outros, temas políticos. Esta minha atitude deve-se, também, a outro factor: o do meu limitado conhecimento de tudo o que vai acontecendo em Portugal e a minha inferior e consequente capacidade de colocar-me mais próximo do nível de quem tão esclarecido está, tais como Carlos Barbosa de Oliveira, jornalista duma capacidade incrível de escrever muito bem sobre seja o que fôr; João Soares, igualmente cultíssimo, autor de inúmeros textos que denunciam de forma absolutamente apartidária, mas sem complacência, seja o que fôr que ele veja ir mal no mundo; Luís Soares , um humano cheio de coragem e tolerância, mas incisivo no que escreve; mais ainda, para quem sentir que não basta, convido-o a fazer uma visita diária a “Delito de Opinião” e ler os bons artigos ali publicados. Depois de tudo isto, dir-vos ei o que decidi fazer deste blogue:

A minha camera avariou. Quis a minha grande amiga Milai oferecer-me uma nova e, no Natal, recebi em Londres o inesperado presente. Fiquei doidíssima, como compreenderão. Não é todos os dias que se recebe uma caixinha com um presente desta dimensão. Ela estaria já doidinha também, coitadinha, quando a foi comprar, mas eu fiquei SÓ com muita pena dela, mais nada. Estas doidices também não acontecem a todos, embora alguns andem por aí a tentar endoidecer-nos por várias formas.

Porque quero provar-lhe que a camera que me ofereceu está a trabalhar e, portanto, a fazer algo útil por mim, irei passar a colocar neste blogue, para além de um ou de outro texto, todas as fotos que fôr tirando com ela, gesto este que será uma paupérrima homenagem à sua doidice, quando a comprou. Sei que ela ficará muito feliz. Editarei fotos que tirei anteriores às que irei conseguir com a camara que me ofereceu. Assim, porque os nossos nomes ambos começam com um M, nas fotos antigas escreverei, por exemplo, Mzt..... e nas que tirei com a camara que me ofereceu, escreverei Mi. Espero que gostem desta mudança de rumo.

Imagem de Miguel Letra

Comentários

Adelaide disse…
Amiga Mzt,
Podes, reflectir sobre o que acabas de escrever e sobre o que vieres a escrever a partir daqui. Aliás, já sabes, como já te disse ALMOST A MILLION OF TIMES, tu escreves de uma forma encantadora, às vezes com um pouquinho de humor selecto, característica que muito aprecio, e o que escreves comprova que a cabeça que seguras nos ombros tem muita cultura, está bem organizada, bem arrumada, tudo no seu lugar. Já disse uma vez que, estar contigo não é tempo perdido mas sim, tempo bem aproveitado porque consegues transmitir o teu saber, a tua maneira inteligente de de estares na vida.
A oferta que te fiz foi a atitude mais normal que me podia ter acontecido. Merecias uma oferta com mais qualidade, pensei no momento, mas, ao mesmo tempo pensei também que, esta daria para ocupares o teu tempo até teres outra que fará as tuas delícias. Não precisavas de me agradecer com tanta abertura, pois quem ler pode pensar que eu sou uma mulher fantástica quando, afinal, sou uma mulher normal, habituada à simplicidade a que a vida me ensinou e que eu tive que aprender.
Contudo, ficarei feliz se me deres a oportunidade de ver a qualidade das fotografias que só tu saberás tirar de uma câmara que se posiciona entre o modesto e o bom com letra minúscula.

Um grande beijo e toda a saúde do mundo para ti.

Milai
Maria Letr@ disse…
Que comentário tão cheio de coisas docinhas! Obrigada, Milai, mas ...
depois de ter escrito este comentário, li as notícias sobre Mário Crespo e fiquei ... assim como que ... entupida. Se estivesse no alto duma montanha, teria gritado, gritado, gritado. Mas o que é que está a passar-se no meu País? Que fobias atacaram certa gente que os faz ficarem cegos de tal maneira que já nem medem consequências? Que corrupção mais vil está a atingir pessoas de tão alta responsabilidade num País doente, muito doente?
Desculpa, Milai amiga. Foi só um desabafo. Tenho de habituar-me à necessidade de calar-me. Mas é tão forte esta minha revolta ..., que já não sei se me convém melhorar, calando, se piorar gritando.
Beijinhos e obrigada, amiga.
Adelaide disse…
Querida Mizita,

Se sentes vontar de gritar grita com força. Abres os braços, dá saltos com leveza para não te cansares, olha em volta, admira a beleza que te rodeia. Fazes bem em não querer perder o teu tempo no fosso que é a política. É um autêntico foço cheio da tal gente má que prejudica a gente boa e que contribui para ajudar a destruir o Planeta e a roubar-nos a nossa natureza, a natureza que nos consola por tanta coisa bela que ela possui.
O problema do Crespo, não lhe tenho dado muita atenção, porque muito pouco me apetece mas, por qualquer razão estou a sentir uma certa curiosidade. Já agora, vamos a ver.

Hevemos de falar mais sobre isso mas, para nos rirmos um pouco.

Beijinhos
Milai
Maria Letr@ disse…
Assim muito à pressa, porque estou dividida entre a cozinha, os filhos, o neto e a o blogue, obrigada pela visita e pelo teu comentário.
Beijinhos e voltarei.
By Me disse…
EXCELENTE CRIÍTCA...BOA.
A FOTO FICOU MARAVILHOSA...A MARIA LETRA DE ASAS...DOIDA POR UMA CAMERA...ORA POIS...MINHA AMIGA VIRTUAL (SE ME PERMITES) ENCONTRAS-TE EM GRANDE FORMA . UMA ADOLESCENTE...

BEIJO E BOA SEMANA
Maria Letr@ disse…
Amiga Pedrasnuas,
Obrigada pela visita.
A foto é um trabalho do meu filho. As asas, são um problema, porque ainda não as perdi. É o meu calcanhar de Aquiles.
Quanto à questão de "adolescente", quando lá chegares, verás que há sempre o coração duma adolescente numa mulher que teima em esquecer-se que isso é apenas ficção.
Beijinhos e boa semana!
A. João Soares disse…
Minha muito querida Amiga Mizita,

Muito obrigado pela homenagem que me faz, imerecidamente é certo, de me colocar num pódio na companhia de pessoas muito superiores.
Fiquei na dúvida se seria a mim que se referia, ou ao filho do Dr Mário Soares, mas o link levou-me para o meu blog favorito.
Muito obrigado.
À amiga Milai dou os parabéns pela prenda, pela inteligência de oferecer uma ferramenta útil a quem a sabe usar de forma extraordinária, com tanta arte como demonstram as imagens dos posts seguintes.
No mundo nem tudo são preocupações e desgostos pois, neste momento, sinto-me muito feliz por contar no meu grupo de pessoas amigas estas duas Senhoras de tanto mérito. Que Deus as conserve com saúde, por muitas primaveras.

Beijos
João

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS