HOJE ESTOU, ORGULHOSAMENTE, VIRADA PARA O FUTEBOL

Este texto é dedicado à minha querida amiga Sportinguista, que dá pelo nome de Tite, "A Leo Assanhada!" E se ela é assanhada quando vê injustiças, sejam elas de que côr forem! Ela é aquilo a que podemos chamar, uma Mulher cheia de Garra.

Minha querida amiguinha,

Hoje sou uma mãe vaidosa. O meu filho André, que não é do Sporting mas também tem bons sentimentos, foi convidado por um amigo a inscrever-se na página "100 000 Pessoas que Detestam o Benfica", no Facebook. Dado que ele é uma pessoa honesta, honesto continua a ser, mesmo quando de dizer o que pensa se trata. Assim, para grande orgulho meu, ele foi suficientemente "straightforward", no artigo que a seguir te transcrevo, ao dizer o seguinte naquela página:

"Caros amigos,

É com muito gosto que faço parte desta página, embora não possa dizer que detesto o Benfica. Como há certas coisas que até gosto no Benfica, não seria correcto da minha parte dizer que detesto o Benfica. Aliás, nem posso dizer que prefiro que o Benfica perca em vez do meu clube ganhar. Não posso dizer isso, porque o Benfica nao é assim tããão importante para mim, lamento. Como disse antes, há coisas que gosto no Benfica, tal como............ganhar ao Benfica! É uma honra poder dizer, ganhámos ao glorioso, ganhámos ao clube com mais adeptos em todo mundo, ganhámos..........ao clube que vai em segundo no campeonato, com os mesmos pontos do primeiro, que por acaso é uma antiga delegação "encarnada" do norte, mas não interessa, continua em segundo. Isto é do mais bonito que pode haver... Por isso é que não posso dizer que detesto o Benfica, ele dá-me estas alegrias e faz-me sorrir...! Digo mais, adorava um dia poder ser presidente do Benfica. Era a pessoa que mais dinheiro ganhava num curto espaço de tempo, em toda a história da humanidade!!! Ter a honra de poder mostrar aos antigos presidentes do Benfica, como é que realmente se pode pôr tão nobre e ilustre instituição a render triliões de euros! Qual Congo! Emirados Árabes? Não....Benfica!!! Mostrava ao Vale e Azevedo o que é facturar dinheiro à pala do Benfica, de uma maneira honesta e honrada!!! Como? Muito simples, comprava o Benfica por aquilo que ele realmente vale e vendia-o por aquilo que os sócios e adeptos pensam que ele vale!!! Era o maior negócio da história, ou não era? Por estas razões é que não posso dizer que detesto o Benfica! Espero que depois destas palavras ainda me deixem ser membro desta página… Fiquem bem e… Viva o futebol!!!

Transcrito este seu texto, chegarás à conclusão de que este rebento nasceu duma mãe que, não gostando de futebol, até foi sempre suficientemente flexível para deixar que os seus filhos seguissem os clubes que quisessem e, como neste caso, dissessem, democraticamente, o que sentem. Posto isto, espero continues a ser minha amiguinha, mesmo sabendo que eu não gosto de futebol. Quando quiseres falar de futebol, vai ter com ele ao facebook que ele diz-te porque é que, sendo adepto do Futebol Clube do Porto, tem uma filhinha que é Sportinguista. Coisas da democracia.

Um grande abraço, Sportinguista Orgulhosa do seu clube! E ... que vença ele! Porque não?

Comentários

A. João Soares disse…
É de génio propor um tal negócio!!!
Também não tenho clube, mas respeito-os todos e critico o que estiver mal seja em qual for.

Um abraço para o André e beijos para a Mizita
João
Tite disse…
Olá querida amiga!

Gostei do que li e o post sobre a liberdade de cada um poder escolher a cor que mais gosta, o partido preferido, a religião praticada, o clube que prefere.

Eu sou leoa porque o Pai era outro leão assanhado que vinha duma família completamente FCPorto.

A religião é católica mas, depois de anos de praticante passei a indiferente. Falo com o meu Deus mas qualquer sítio me serve para o fazer. Como cada vez acredito mais que o Deus é o Sol e a Natureza é o seu reino, falo com ele sempre que me delicio com o ambiente que me rodeia e deslumbra.

Politicamente cada vez estou mais desencantada depois de tanto lutar para atingir a democracia.

Hoje, acho que os filhos são tão livres como nós de optarem por aquilo que mais os realiza.

Quanto ao meu clube acho mesmo que, sem ser o marido a quem continuo a ser fiel como jurei perante Deus, é o único a quem me liguei sem juras nem promessas.

Será que respondi à altura do teu post tão giro?

Olha, só devo acrescentar que, se a tua neta escolheu ser Sportinguista sem pressões de nenhuma parte, sem saber a sua idade, só posso dizer que ela tem bom gosto rsrsrs
Tite disse…
Maria,

Esqueci-me de dizer que o teu filho, que é lindo, (andei a cuscar no facebook) escreveu um texto muito giro sobre a problemática que afecta muita gente que não quer assumir que o Benfica tem mesmo muito mais adeptos do que qualquer clube português.
Na minha família de Sportinguistas, tenho os dois filhos casados com Benfiquistas cujas famílias, enormes, são todas elas Benfiquistas. Trabalhei 38 anos numa multinacional com mais de 300 trabalhadores onde 90 seriam leoninos; 40 portistas; 10 belenenses e os restantes águias.

Custa verdadeiramente admitir esta discrepância, mas é a realidade que temos e por isso os jornais falam mais das águias para venderem mais, assim como a televisão gosta mais de transmitir jogos daqueles malandros para aumentarem as audiências.

Para quê negar uma coisa que é mais que evidente.

A minha honestidade não me deixa dizer a coisa como eu gosto mas como eu vejo que é.

Paciência!!!!
Não é isso que me vai fazer mudar de clube há mais de 60 anos.

Beijos amiguinha
Maria Letr@ disse…
Amigo João Soares,
Muito obrigada pela visita e comentário.
Não é, como sabe, o único negócio do qual podemos falar, infelizmente. Há muitos mais a juntar a esta lista, mas este foi aquele do qual aproveitei um sumo que, a tocar o irónico, me pareceu digno de ser lido. E depois, a ter saído do meu filho, que "parece" ter sempre o ar de quem está desligado deste tipo de 'conversas', surpreendeu-me e gostei.
O João tocou no ponto (o negócio) que, no momento, fez saltar a mola que me inspirou a colocar aqui este texto.
Um abraço.

Mensagens populares deste blogue

MAIS UM TEMA PARA REFLECTIRMOS